Por Amor


Construir uma história com base no sentimento maior, único. O sentimento mór, a qual todos os outros se submetem - O Amor! Amor pelo que deseja contar, pelo processo, os personagens, as narrativas, o campo de pesquisa.

 

Amor pelas ferramentas de trabalho disponíveis, pelas ideias, o pensamento crítico, a contribuição social, cultural, a comunidade, ao coletivo. Amor pelo interesse, pelas descobertas, pela troca de aprendizados.

 

Amor pela luz, o formato, a estética, a linguagem, as escolhas que dão forma ao conteúdo. Amor por registrar os instantes, o processo de edição, do tratamento, do cuidado de arquivamento e catalogação do material. Amor pela cria, aprendendo a desapegar e a não criar aversão ao novo.

 

Amor pela oportunidade de provocar leituras e interpretações distintas das autorais, a partir da realidade criada e revelada pelo trabalho. Amor, então, por dar Luz ao que, lá no início, era sonho, desejo, vontade, ambição. Agora realidade construída, sólida e relevante.

 

Com a essência do Amor, ter feito das dificuldades, imprevistos, impedimentos, barreiras, frustrações, alimento transformador para o sucesso e reconhecimento do trabalho. Amor por ter criado um início, meio e conclusão de uma obra, uma história.

 

 

Escopo da Mentoria

A partir de conceitos contemporâneos de pensamentos da antropologia visual e de processos criativos, criei um método com estudos teóricos e pesquisas em segmentos variados e atividades práticas de aprendizados que formam um conjunto robusto de ferramentas para a criação de narrativas visuais sólidas e envolventes, com conteúdo relevante e único para conectar o projeto a pessoas, a cultura, a arte e a sociedade.

 

A MPCF (Mentoria em Processos Criativos Fotográficos) é um conjunto de ferramentas interdisciplinares de aprendizado contínuo, aplicados ao desenvolvimento de projetos que tenham a fotografia como fio condutor roteirizado para expor uma história com construção sólida, fluida, coerente, equilibrada, harmoniosa, com comunicação e interpretação ricas, expansivas entre o criador e o leitor. Um diálogo que expanda e funda os horizontes de todas as partes de acesso ao material publicado, para que o trabalho se torne orgânico, com ciclo permanente de renovação a cada observação, reflexão, interpretação e entendimento diverso.


 

Início

Como ponto de partida, visa ler e analisar o projeto (ideias amplas ou agregadas, portfólio, ensaios, protótipos), a partir de um briefing paralelamente dialogado com o participante para dar início ao planejamento, concepção, realização e conclusão do trabalho.

 

Ações pluridisciplinares

Além dos direcionamentos propostos no âmbito universal da fotografia, sugiro e conduzo, também, práticas diversas, de outros campos de experimentação holísticas, a fim de expandir e agregar valores emocionais, sensoriais e energéticos para um amplo desenvolvimento do projeto.

 

Relaxamento e alinhamento energético com Reiki e meditação guiada para gerar positividade, alta autoestima, abundância e bem-querer, além de e imersões sonoras, com pesquisa e audição de músicas e sons diversos, que envolvam com as vibrações de ondas boas todo o desenvolvimento do projeto.



Mentoria, direção e orientação técnica

 

Direção de fotografia (luz), de acordo com complexidade das variáveis do projeto (ambientes, período de tempo, personagens…)

 

Direção na escolha técnica de equipamento, com os recursos que o participante tem disponível.

 

Direção de personagens.

 

Direção de linguagem estética a partir dos conceitos objetivos e subjetivos que o participante se propõe executar.

 

Direção na descoberta de plano estético visual para tratamento das imagens;

 

Direção do fluxo de trabalho, edição, arquivamento redundante, exportação e finalização para as diversas apresentações do material;

 

Diálogo para desenvolvimento de caminhos para publicação (plataformas, editores, assessoria de comunicação…)


 

 

 

Três conceitos de subjetividade aplicada

  • Soft Skill

  • Universo VICA

  • Lei da Impermanência (Anicca)

 

Soft Skill → Termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas, que envolvem as habilidades de relacionamento, por isso, sua avaliação é subjetiva. Elas também podem ser desenvolvidas por meio de pessoas especializadas (orientadores, coaching, psicólogos) para auxiliar o profissional a trabalhar com seu potencial e suas fraquezas.  Algumas características Soft Skill: Comunicação, atitude, pensamento crítico, empatia, tomada de decisão, resolução de problemas, liderança, flexibilidade, resiliência, paciência, ética, espírito de equipe, capacidade analítica, cordialidade, etc.

VICA → Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade

Quatro palavras que buscam sintetizar as principais características das sociedades contemporâneas. O mundo VICA é extremamente acelerado, a todo momento a sociedade sofre transformações, principalmente na esfera produtiva. Isso ocorre, em especial, pelo desenvolvimento tecnológico. Um dos principais efeitos decorrentes das transformações aceleradas e dificilmente previstas é a dificuldade na realização de planejamento de carreira de longo prazo.

 

Essa novidade demanda dos profissionais a capacidade de adaptar rapidamente suas carreiras aos contextos emergentes. Isso requer que o profissional tenha claro o seu propósito, e que esteja conectado ao propósito da organização em que está inserido. Essa conexão subjetiva e objetiva de propósitos torna a adaptação às mudanças mais fácil e torna o profissional menos suscetível às intempéries da VICA dos tempos atuais.

 

Anicca → A Lei da Impermanência. Viver no presente, sem apego, sem aversão.

Anicca é um dos conceitos essenciais para a descrição do universo segundo o budismo. Diz respeito à constante mutação de todas as coisas que compõem o universo. Compreender a impermanência é de extrema importância dentro desse contexto. Basicamente, todos os fenômenos são impermanentes, qualquer ideia de existência, seja de um "eu", de um "outro", de um "objeto", de uma "experiência" etc.

 

Os fenômenos são impermanentes devido à sua natureza composta, ou seja, existem a partir de causas e condições. Quando as causas e condições cessam, o fenômeno cessa também.

Os relacionamentos cessam, os governos, os países, as empresas... todos cessam, mudam o tempo todo, pois dependem de outros fatores, que, por sua vez, também são compostos e assim sucessivamente.

 

Podemos perceber a impermanência operando em nossas vidas diariamente. Contemplar isso é de extrema utilidade, pois faz cessar o nosso apego exagerado, o nosso "agarrar" exagerado.

 

Agende o seu horário para dar início a elaboração, desenvolvimento e conclusão, com sucesso, do seu trabalho. Escolha quais etapas da mentoria deseja desenvolver. Escolha os horários ideais para a mentoria on line.

“É preciso deixar de lado a agenda oculta, focar em tirar a obesidade das coisas que não importam mais. É necessário tentar fazer esse regime, porque a tentativa de carregar essa gordura para a nova era que se abre, impedirá a sua passagem pelos canais que afunilam o acesso ao novo, o caminho do Amor" - Dante Freitas, professor, empreendedor e palestrante

“O conteúdo não é mais fixo, de uma área. Se tornou mais holístico, integrado” - Leandro Karnal, historiador, professor e escritor

“Fotografamos o que vemos. E o que vemos depende do que somos” - José Medeiros, fotógrafo

“Para a sociedade se tornar pacífica, cada vez mais membros da sociedade devem se tornar pacíficos. Como líderes, temos a responsabilidade de servir de exemplo. De ser uma inspiração. Um sábio uma vez disse “Uma mente equilibrada é necessária para equilibrar a mente desequilibrada dos outros.” - Satya Narayan Goenka, professor de meditação Vipassana

“Que todos os Seres possam ser verdadeiramente felizes, estar em paz plena e libertos de todo o sofrimento/ Lokah Samastah Sukhino Bhavantu”

©1998-2020 Moskow Fotografia . CNPJ 24.256.531/0001-08 . Rio de Janeiro/ RJ

Entregas estimadas em até 45 dias após a confirmação de pagamento do bem adquirido neste site